Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
16/4/1894

Entrada das primeiras quinze crianças para o Asilo do Espírito Santo, para a infância desvalida, fundado em Castelo de Vide por vontade dos beneméritos José de Almeida Sarzedas e sua mulher Maria José da Rosa e Almeida.


16/4/1904

Em casa de seus Pais na rua de Santo Amaro, freguesia de Santa Maria da Devesa em Castelo de Vide, nasce Manuel Rolo da Gama Lobo Salema. Era filho de Diogo da Gama Lobo Salema e de Cesaltina Mimoso Rolo Salema. Veio a falecer a 4 de Outubro de 1938.


[+ info]
16/4/1933

É um dos dias habitualmente mais festivos que se vivem em Castelo de Vide, o Domingo de Páscoa. E foi este Domingo de Páscoa, o escolhido por Olímpio Gonçalves Novo para apresentar e inaugurar uma "caminheta" de passageiros (como então lhe chamaram), em que a carroçaria foi integralmente feita em Castelo de Vide e por operários locais.


[+ info]
16/4/1939

O Núcleo da Acção Católica de Castelo de Vide fundou solenemente as secções da Juventude Independente Católica Feminina (J.I.C.) e da Juventude Operária Católica Feminina (J.O.C.).Compareceram  muitas individualidades da vizinha cidade de Portalegre.


[+ info]