Boletim nº 1 | Agosto de 2010

O portal "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" agradece a subscrição do Boletim Informativo e espera poder contar com a colaboração de todos no cumprimento dos objectivos a que nos propusemos:

“fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial”.

CURIOSIDADES | a encomenda do "rapaz a mijar"

A investigação nos numerosos livros e documentos depositados no Arquivo Histórico Municipal de Castelo de Vide fornece-nos informação preciosa para melhor conhecermos a história da Vila. 
A título de exemplo, damos notícia da construção da Cascata do Jardim Grande, denominado Parque João José da Luz em homenagem ao seu desenhador, e da responsabilidade do Executivo Municipal. 
Para o melhoramento do Parque e construção desta Cascata, muito ao gosto da época, concorreram, com materiais ou serviços, vários fornecedores locais como Hermínio Augusto Gargaté, António Rodrigues Baptista, Filipe de Carvalho Branquinho, João Pinto Cascabulheiro, Francisco José Bugalho, Francisco Borges Tristão, Francisco Alegria Afonso, João Baptista Tristão Júnior (com a cúpula de ferro para a cascata), Manuel Marques Garcia Costa (com as pilastras de cantaria), António das Dores Massena, José Maria Salgueiro e José Luiz Porfírio. Num dos últimos pagamentos a José Luiz Porfírio, de 16 de Dezembro de 1922, são referidos os "seus serviços na Cascata do Parque e diversos artigos fornecidos para a mesma Cascata, tais como faianças, pedras calcárias e canos de chumbo". As faianças serão as citadas na carta de 16 de Outubro, pormenorizada na sua expressiva linguagem, transcrita acima. Consultado o catálogo da Fábrica de Cerâmica das Devesas, somos levados a concluir que o crocodilo pedido não seria mais que um sardão e o menino de cerâmica fornecido na altura (petiz urinando, n.º 141), talvez degradado pelas intempéries, queda de alguma árvore ou molestado por qualquer vandalismo foi substituído por um rapaz mais robusto, despudorado (influência do bruxelense ManneKen Pis?) mas menos gracioso. 
Será que alguém se lembra do conjunto original?

DESTAQUE | Os habitantes de aquela casa

Ernesto de Oliveira, o conceituado jurista, natural de Póvoa e Meadas, era um apaixonado pela arte cinematográfica. Amigo de Manuel de Oliveira e de outros cineastas, co-fundador do cine-clube de Portalegre, ele mesmo realizou, como amador,  algumas curtas-metragens em 8 e 35 milímetros,  por gosto próprio e para deleite dos amigos e da tertúlia que em Portalegre se reunia. Destaca-se desses filmes o que ele intitulou de Os habitantes de aquela casa, que sonorizou, e que teve como tema a casa do seu amigo José Régio na dita cidade de Portalegre. Recentemente o portal Fonte da Vila integrou-o, como importante peça, no registo do património imaterial e que neste boletim justamente se assinala. Agradece-se ao Dr. Florindo Madeira a cedência da cópia do filme.

Bibliografia:
OLIVEIRA, Ernesto de - José Régio, um Homem Atento e Raro. In A Cidade - Revista Cultural de Portalegre. N.º especial, Portalegre : Atelier de Artes Plásticas, Outubro de 1984, pp. 60-64.

MADEIRA, Florindo - In Memoriam - O meu amigo Ernesto. In A Cidade - Revista Cultural de Portalegre. N.º 13-14 (Nova Edição), Portalegre : Colibri, 1999, pp. 269-274.

ACTUALIZAÇÕES

Após o envio do último boletim informativo, em Dezembro de 2010, o fontedavila actualizou diversas das suas áreas, tendo terminado a série das Efemérides, cuja inserção estava em curso. A secção Bibliografia conta actualmente com cerca de 400 títulos. Em Textos e Artigos contámos com a colaboração de Ruy Ventura e de Vivaldo Quintans, que assinam dois interessantes trabalhos, inéditos, sobre a toponímia de Castelo de Vide e a Imprensa Local, respectivamente. Neste último faz-se uma resenha sobre os diversos periódicos publicados em Castelo de Vide, desde o primeiro jornal local impresso, “O Alto Alentejo”, cuja publicação se iniciou em 1908. Na área do Património Imaterial foi incluído pela primeira vez um filme, que pode ser visualizado directamente, e ao qual nos referimos na Secção anterior, atribuindo-lhe assim particular relevância. 
O esforço de actualização em Personalidades consubstanciou-se pela inclusão de novas biografias, entre as quais, por estarmos no Ano Internacional das Florestas, destacamos a figura do Eng. Silvicultor Francisco Mimoso Flores, um dos pioneiros da Ecologia em Portugal. 
Por fim, chamamos a atenção para o Património Móvel, onde foram construídos diversos álbuns de fotografias antigas, que revelam aspectos entretanto desaparecidos ou ainda não existentes de Castelo de Vide, quer na sua mancha urbana, quer em edifícios ou arruamentos específicos. A título de exemplo, reproduzimos esta vista do Rocio da vila, ainda sem a estátua de D. Pedro V, aqui colocada em 1873.

Apela-se ao contributo activo de todos na cedência de cópias de materiais iconográficos (digitalizados ou não), fotografias, gravuras, pinturas, postais, documentos, etc., que se considerem relevantes para o presente projecto. Tal pode ser feito através dos e-mails disponíveis na secção Contactos, e que serão submetidos e apreciados pelos editores do portal.

  www.fontedavila.org

Todos os direitos reservados . Fonte da Vila
Se não desejar receber mais o nosso Boletim Informativo por favor clique aqui