Boletim n.º 2 | Dezembro de 2010

Bons anos aos subscritores
O fontedavila vem dar
Agradece a colaboração
Mas… ‘té agora nada!
Onde é que todos estão?
A malta já está cansada?

Actualizar, actualizar
São mais de quinhentas as novas entradas
É preciso sempre acrescentar
Livros, postais, textos, figuras gradas

CURIOSIDADES | Bons Anos

É uma velha tradição em Castelo de Vide, e que de quando em quando renasce: “Os Bons Anos”, despertando na nossa memória colectiva este curioso costume. Para os mais novos que não sabem, ou para recordar aos mais velhos, tratava-se de na noite da passagem do ano, por volta da meia-noite, alguém muito discretamente, para não ser visto,  aproximava-se da casa daquele ou daquela  a quem se destinavam “os bons anos”, dava várias e fortes pancadas na porta e, rapidamente, metia debaixo desta ou pelo postigo, uma carta ou postal, desaparecendo. Os dizeres, numa ou mais quadras com que visava atingir o destinatário, com humor, malícia ou crítica cruel, aludiam a coisas ou factos da sua vida: uma fingida carta de amor, uma trocista declaração, uma mordaz ferroada sobre a vida da vítima, etc., mas quase sempre com humor e usando termos ou expressões carnavalescas para que não haveria atrevimento noutras circunstâncias. O escrito, com letra disfarçada, obviamente não era assinado.

Referências: 
- ALEXANDRE, Maria do Guadalupe Transmontano - Etnografia, Linguagem e Folclore de Castelo de Vide (Distrito de Portalegre). Portalegre : Junta Distrital de Portalegre, 1976 [pp. 79-80].
- CORDEIRO, Alexandre - Editorial do "Notícias de Castelo de Vide", Janeiro de 1999, pp. 12.

DESTAQUE | Mousinho da Silveira

O Grupo de Amigos de Castelo de Vide, com o apoio das Câmaras Municipais de Gavião, Castelo de Vide e Marvão e da Escola Secundária Mousinho da Silveira, em Portalegre, tem em curso uma exposição itinerante dedicada à figura de José Xavier Mousinho da Silveira, estadista e legislador do liberalismo em Portugal, que nasceu em Castelo de Vide a 12 de Julho de 1780. Associando-se a esta iniciativa, e dando continuidade à tarefa de actualizar o portal, o fontedavila tem vindo a reunir um conjunto de materiais sobre Mousinho da Silveira, disponíveis nos menus respectivos [personalidades, textos e artigos, bibliografia] e reunidos, com excepção das efemérides, na página referente à sua biografia.

NOTA: o respeito pela ortografia original dos documentos implica que as pesquisas devam ser efectuadas quer por Mousinho quer por Mouzinho

ACTUALIZAÇÕES

Desde o último Boletim, o fontedavila actualizou a área do Património Imaterial com um texto sobre os anexins em Castelo de Vide, que conta com um ficheiro PDF resultante da recolha efectuada nos últimos anos por Diogo Salema Cordeiro, que totaliza já cerca de oitocentos. Nos Postais Ilustrados prosseguimos na inserção de novos conjuntos de postais editados por Costa Pinto, António Passaporte, por vários comerciantes locais e os primeiros postais do Hotel Sintra do Alentejo. De futuro, incluiremos edições mais modernas, alternando com  mais antigas mas que por estarem algo incompletas aguardam a colaboração de outros colecionadores. O esforço de actualização chegou ainda às Personalidades, até à data com quinze entradas, entre as quais merece especial referência a figura de Adolfo Bugalho pelos álbuns de gravuras que lhe estão associados. Nos Textos e Artigos, o destaque vai para o texto sobre a “Notícia de hum caso acontecido em Castello de Vide”, que se reporta ao ano de 1757 e ao nascimento de um menino que trazia dentro de si um outro menino, sendo assim portador de quatro braços e quatro pernas. As Efemérides encontram-se praticamente todas inseridas, prevendo-se em Janeiro a conclusão desta série. Por fim, a Bibliografia foi uma das secções mais actualizadas, com o número de registos a superar os trezentos.

Apela-se ao contributo activo de todos na cedência de cópias de materiais iconográficos (digitalizados ou não), fotografias, gravuras, pinturas, postais, documentos, etc., que se considerem relevantes para o presente projecto. Tal pode ser feito através dos e-mails disponíveis na secção Contactos, e que serão submetidos e apreciados pelos editores do portal.

  www.fontedavila.org

Todos os direitos reservados . Fonte da Vila
Se não desejar receber mais o nosso Boletim Informativo por favor clique aqui