Boletim nº 1 | Agosto de 2010

O portal "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" agradece a subscrição do Boletim Informativo e espera poder contar com a colaboração de todos no cumprimento dos objectivos a que nos propusemos:

“fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial”.

"Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" na imprensa local

A colocação do portal na web, no passado dia 20 de Março, foi assinalada em dois órgãos de comunicação social, o Notícias de Castelo de Vide [n.º 164 de Abril de 2010, p. 9] e o Alto Alentejo [n.º 172 de 31 de Maio de 2010].

Efemérides

As Efemérides de Castelo de Vide, organizadas por Diogo Salema Cordeiro, e recentemente editadas pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide, estão a ser introduzidas no portal. Neste momento, procede-se ao carregamento da informação relativa ao mês de Agosto, prevendo-se que, até ao final do ano, possam estar disponíveis a totalidade dos registos.

fonte da vila agradece à Dra. Sofia Rodrigues a ajuda que tem prestado na inserção dos textos das efemérides.

ACTUALIZAÇÕES



A introdução de dados nos restantes itens do portal continua a ser feita, com especial incidência na Bibliografia e nos Postais Ilustrados – Colecção e organização de Pedro Sá –, ao mesmo tempo que a empresa Sistemas do Futuro acerta os últimos detalhes técnicos.

Já foram inseridas as primeiras séries de postais ilustrados, dos editores de Lisboa, Faustino A. Martins, Paulo Guedes e Saraiva, de parceria com António Lourenço Beliz, de Anselmo Oliveira, de Portalegre, de Pinto e Massena e António das Dores Massena.

CURIOSIDADES



A propósito das Comemorações do Centenário da República, e da figura do Dr. César Videira, autor da Memória Histórica da Muito Notável Vila de Castello de Vide, encontrámos nos nossos arquivos este engraçado e curioso artigo publicado no nº 792 do jornal A Plebe, de Portalegre, em 13 de Novembro de 1910. Eis um pequeno excerto:

Agradecimento

A equipa do fonte da vila agradece à empresa Sistemas do Futuro o magnífico trabalho desenvolvido, na pessoa do Dr. Fernando Cabral e seus colaboradores, em especial a Maria van Zeller e Armindo Dias.   

Apela-se ao contributo activo de todos na cedência de cópias de materiais iconográficos (digitalizados ou não), fotografias, gravuras, pinturas, postais, documentos, etc., que se considerem relevantes para o presente projecto. Tal pode ser feito através dos e-mails disponíveis na secção Contactos, e que serão submetidos e apreciados pelos editores do portal.

  www.fontedavila.org

Todos os direitos reservados . Fonte da Vila
Se não desejar receber mais o nosso Boletim Informativo por favor clique aqui